Banner Includ-ed

Projeto INCLUD-ED

O Projeto INCLUD-ED é coordenado pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA) da Universidade de Barcelona. Este projeto norteia muita da ação da escola, na criação de estruturas, orientadas para a transformação social e educativa, e no envolvimento de alunos e comunidade. O seu objetivo foi, numa primeira fase, através da investigação em múltiplos e diversos países, identificar atuações educativas e sociais que demonstrassem ser eficazes na reversão da exclusão social e educacional. Em Portugal, com o apoio do Ministério da Educação, os primeiros passos estão a ser dados por 50 agrupamentos de escolas piloto, de diversas zonas do país.

A sua ação assenta em seis modalidades de intervenção, como, por exemplo, a criação de Grupos Interativos, a dinamização de Tertúlias Literárias Dialógicas e a Participação Educativa da Comunidade. A convivência e a coesão democrática e participativa partem muitas vezes de tertúlias literárias dialógicas.

Há evidências científicas de que as diferentes ações promovem a melhoria do empenho, da atenção e da concentração, o desenvolvimento do relacionamento interpessoal e intergeracional e a ligação, a relação, com a comunidade.

Includ-ed