Banner Mediador Social

O Agrupamento tem-se debatido com problemas de exclusão social, onde existem longos períodos de desemprego, aumento de famílias disfuncionais. O projeto justifica-se pela sua descentralização, territorialização e configurar o território enquanto unidade geoeducativa, com direito à inclusão e construção de identidades próprias. Temos como objetivo dar continuidade ao apoio à melhoria das aprendizagens; prevenir o abandono e indisciplina; melhorar a relação escola/família/comunidade, envolvimento da comunidade educativa em projetos que visam o sucesso escolar e social, aplicar os mecanismos de monitorização e autoavaliação. Criar formas de atuação de natureza pedagógica alternativas aos alunos que requeiram o apoio no âmbito da ação tutorial. Na educação para a saúde, informar os alunos sobre os temas, nas áreas da alimentação, sexualidade. Ajudar os alunos de PLNM num plano de ação para a sua integração na comunidade.

São detetados, alunos em risco de desenvolvimento global, quer pelo baixo autoconceito escolar dos alunos, promovidos por ambientes familiares deficitários em estímulos cognitivos e comunicacionais, quer pelas baixas expectativas por parte da comunidade educativa sobre o rendimento escolar. Fatores associados aos meios problemáticos, de origem dos alunos, potenciam problemas comportamentais e de indisciplina propiciadores de climas desfavoráveis ao sucesso educativo. Fraca participação dos pais/EE na vida escolar é um obstáculo ao sucesso escolar. Baixo domínio do português, designadamente nas competências de comunicação e expressão escrita e oral e hábitos de leitura fracos. Desarticulação dos valores veiculados pelo agrupamento e os que a sociedade/família transmite e desrespeito dos alunos pelas regras estabelecidas.

O insucesso escolar na transição de ciclo, com especial incidência no 8.º ano de escolaridade (causas do insucesso: absentismo dos alunos; relação família/escola; alunos PLNM). Dificuldade de envolver as famílias no acompanhamento das suas crianças nas atividades da escola.