Banner Programa Escolas Bilingue

O Programa Escolas Bilingues (PEBI) foi aprovado pela DGEstE no início do ano letivo anterior e está a decorrer no nosso Agrupamento desde essa altura. Todos os ciclos de ensino estão envolvidos neste programa, nomeadamente as cinco turmas do Ensino Pré-escolar, duas do 2º ano (EB1/JI Vermis e EB1/JI Guardizela), duas do 6º (C e D) e, finalmente, duas do 8º ano (C e D).

Com este projeto, pretende-se que algumas das aprendizagens das componentes curriculares seja feita através do Inglês, tendo como finalidade melhorar as oportunidades de aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes os mecanismos necessários para alcançarem um nível elevado de proficiência em língua inglesa. Além disso, procura-se promover boas práticas na didática do Inglês, através de uma abordagem integrada baseada no currículo. Salienta-se que o facto de os alunos aprenderem através da língua inglesa não prejudica a sua aprendizagem das componentes curriculares das diferentes disciplinas envolvidas no projeto.

Este programa pressupõe a formação contínua de professores em metodologia bilingue, o que leva a uma inovação pedagógica na planificação e intervenção didáticas, na diversificação de estratégias, atividades e materiais, na organização/gestão da sala de aula e no recurso a metodologias ativas de aprendizagem transferidas para outras áreas curriculares.