Banner Erasmus

KA101

Leeds (Reino Unido)

CLIL: Content and Language Integrated Learning

No âmbito do projeto internacional de partilha e cooperação Erasmus + KA1, destinado à aprendizagem e troca de práticas entre professores e vários países, três professoras do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura deslocaram-se a Leeds, Inglaterra, entre os dias 11 e 17 de novembro de 2018, para participar no curso intitulado “CLIL: Content and Language Integrated Learning”.

O curso, lecionado por um formador Inglês da entidade English Matters, permitiu conhecer a teoria e a terminologia subjacente ao CLIL, o conhecimento e a exploração de textos e artigos e a utilização de ferramentas de organização visual, nomeadamente mapas, diagramas e esquemas, que serão uma mais-valia na nossa prática em contexto de sala de aula. Por outro lado, o contacto que tivemos com professores da Dinamarca, Espanha, República Checa, Itália e Finlândia permitiu a troca de experiências e a partilha de ideias, o que contribui para a construção de conhecimento e para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Também tivemos oportunidade de conhecer os Museus mais importantes da cidade, como o City Museum e o Leeds Industrial Museum at Armley Mills e como as escolas exploram as suas potencialidades.

O período de trabalho terminou com a apresentação de trabalhos realizados pelos professores, organizados em grupos de nacionalidades diferentes.