Banner Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração

O Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, está a desenvolver o Projeto «O Mundo à Nossa Porta» entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, financiado pelo FAMI.

O Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), é um instrumento financeiro que visa promover a gestão eficaz dos fluxos migratórios e a implementação, fortalecimento e desenvolvimento de uma abordagem comum na União Europeia relativamente ao asilo, à imigração e à integração. O público-alvo são nacionais de países terceiros que residem legalmente no território nacional.

Algumas das ações previstas no âmbito deste projeto são:

a) Desenvolvimento de iniciativas de sensibilização, esclarecimento e/ou capacitação de pessoal docente e não docente e/ou outros elementos da comunidade educativa com papel ativo no acolhimento e integração dos NPT em contexto escolar.
b) Criação, reprodução, tradução ou disseminação de recursos pedagógicos, instrumentos de apoio, materiais de informação/sensibilização em diferentes suportes e línguas, etc..
c) Desenvolvimento de parcerias locais entre diferentes intervenientes que possam apoiar as escolas na integração dos alunos NPT quer no contexto educativo quer fora dele (familiares dos alunos, poder local, serviços sociais, serviços de saúde, sector empresarial, associações, ...).
d) Realização de visitas à cidade de Guimarães/região envolvente da cidade permitindo um melhor conhecimento da região que habitam e ainda outras atividades que proporcionem o convívio e a partilha favorecendo uma melhor integração de alunos/as NPT e seus familiares.

FAMI
FAMI