Banner Creative Classroom Lab

Inspirados no Future Classroom Lab da European Schoolnet e nos Ambientes Educativos Inovadores da Direção Geral da Educação decidimos avançar com um dos maiores desafios que enfrentamos até hoje: criar um espaço de trabalho onde alunos e professores possam ir mais além e encontrar respostas para o desenvolvimento de cenários de aprendizagem do Séc. XXI: uma sala de trabalho personalizado – Sala de Aprendizagens inovadoras – onde o centro de toda a atividade é o aluno em interação com outros alunos e professores.

Desenvolver robots e jogos de computador e adaptar o ensino ao perfil de cada aluno. Estes são alguns dos traços que distinguem os professores que estão entre os mais inovadores.

Queremo-nos destacar pela forma como introduzir as mais recentes tecnologias em contexto de sala de aula para promover práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas com as competências do século XXI, “utilizam a tecnologia para apoiar os alunos e dar-lhes competências”. Este espaço “além-fronteiras” representa “um orgulho enorme” para todos.

Em termos de inovação, destacamos os trabalhos com robótica, as aulas com a utilização do e-mail por toda a comunidade escolar (todos os alunos têm uma conta de correio eletrónico institucionalizada) e a partilha de documentos e trabalhos na cloud o agrupamento de escolas pensa que estes equipamentos vão dar acesso a “ações de formação e a tecnologias e a peritos em tecnologia” que podem apoiar outros projetos de inovação. Um dos objetivos passa por dar a cada aluno pelo menos um dispositivo tecnológico, como um computador ou um tablet, para que todos possam aceder em qualquer momento e em qualquer lugar à “informação, aos recursos e às partilhas com os professores”.

Para além de melhorar a comunicação, esta sala permitiu desmaterializar processos administrativos e pedagógicos promovendo a partilha entre professores nas suas práticas pedagógicas. Para o agrupamento, a flexibilidade de um ensino integrado com atividades de enriquecimento, com práticas colaborativas, ativas e inovadoras é, de facto, promotor de autonomia num mundo globalmente exigente.