Estratégia de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento
O plano estratégico de ação que se apresenta, tem como objetivo operacionalizar a Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola (EECE). A EECE enquanto documento de planeamento curricular, é apresentada de um modo dinâmico e sintético, traduzindo uma visão interdisciplinar do currículo (ponto 5 do art. 20.º do Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho). O referido Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, como normativo orientador do currículo, estabelece, no seu art. 15.º, as linhas gerais de operacionalização da Cidadania e Desenvolvimento (CD).
Regulamento Interno
Visa o presente Regulamento Interno facilitar, organizadamente, a dinâmica quotidiana das escolas do agrupamento, exigindo de cada um dos intervenientes no processo educativo uma ação mais direta e atuante para que se consigam atingir os objetivos inerentes a uma educação plena. Uma educação para a liberdade pressupõe e implica a educação para a responsabilidade, princípio este que não pode ser ignorado, nem esquecido, pelos docentes, pais, alunos, funcionários das escolas do agrupamento e Ministério da Tutela. O presente regulamento aplica-se a toda a comunidade educativa e a todos os utilizadores dos espaços pertencentes ao agrupamento.
Projeto Educativo
Uma Escola para o século XXI, de todos e para cada um.”
Conscientes de que viver num mundo francamente mais exigente, seletivo e global impõem à Escola desafios maiores e constantes: Deste modo, é atributo do Projeto Educativo que aqui se apresenta, apostar na formação de cidadão sativos, pilares de uma sociedade que se quer democrática, justa e equilibrada.
Educar para o futuro e para a valorização das diferenças de cada um, no sentido de estruturar, de forma consistente, os nossos alunos, tornando-os cidadãos esclarecidos, interventivos e críticos, perpetuando os valores democráticos e humanistas e indo de encontro ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e às Aprendizagens essenciais emanadas pelo Ministério da Educação.
Resumidamente, pretende-se orientar a ação educativa, paralelamente com uma formação exigente e rigorosa ao nível dos conhecimentos e das competências, para a construção de indivíduos respeitadores da diferença, encarando-a como um fator de enriquecimento e nunca de exclusão.
Plano Anual de Atividades
Considerando a política e as metas educativas traçadas no Projeto Educativo, pretende-se que o Plano Anual de Atividades idealize a planificação, a definição dos objetivos, as formas de organização, de programação e de operacionalização das ações propostas pelos Departamentos e Conselhos de Docentes, a desenvolver nas diferentes escolas deste Agrupamento, ao longo deste ano letivo e proceda à identificação dos recursos envolvidos.
Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular
O Plano de Estudos e de Desenvolvimento Curricular do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura é um instrumento que estabelece as linhas de orientação para a operacionalização das suas finalidades educativas. Para o efeito contemplará as seguintes dimensões: a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, a articulação horizontal e vertical dos currículos disciplinares, as metodologias a privilegiar, o desenho curricular e as ofertas educativas.