user_mobilelogo

Ligações

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, no âmbito do Programa ERASMUS+, foi contemplado com a aprovação de dois projetos de intercâmbio escolar, a serem desenvolvidos no biénio 2016-2018.
O projeto «I´m Planning My Future» integra cinco países: Roménia, Letónia, Portugal, Bulgária e Turquia (país coordenador). O lema deste projeto é «Transformar os estudantes felizes de hoje em trabalhadores felizes de amanhã».

No âmbito deste projeto, as professoras Clara Ramos e Teresa Mendes deslocaram-se a Varna, na Bulgária, entre os dias 16 e 21 de outubro. Varna, com uma população aproximada de 350 mil habitantes, é a terceira maior cidade da Bulgária e a maior estância balnear da costa do Mar Negro. Situa-se no distrito de Varna, aproximadamente a 500 km a nordeste de Sofia. As cidades mais próximas são Dobrich a norte, Shumen a oeste e Burgas a sul-oeste.
De acordo com o programa definido pela organização, e depois da cerimónia de boas vindas, realizaram-se reuniões de trabalho na escola anfitriã – escola Panayot Volov, em Varna. Estes encontros tiveram como objetivo fazer um balanço do primeiro ano do projeto, planificar as próximas atividades e verificar a consecução dos objetivos globais do projeto. No dia 19 de outubro realizou-se uma reunião de trabalho com a diretora dosServiços de Educação e Juventude do município de Varna. Neste interessnte encontro foram debatidas algumas questões da política educativa dos diferentes países envolvidos no projeto e foi feita uma partilha de experiências.
As sessões de trabalho foram complementadas com atividades culturais.
Varna é uma antiga cidade romana, na costa do Mar Negro, com um estilo mediterrâneo, com avenidas arborizadas dando lugar a ruas medievais cheias de cafés e restaurantes. As principais atrações incluem o Jardim do Mar, em frente à costa, monumento nacional da arquitetura de paisagem e que é o maior parque paisagístico nos Balcãs; a Catedral da Assunção (segunda maior igreja da Bulgária) e o Museu Arqueológico, que abriga relíquias fascinantes da Idade da Pedra, Trácia, Clássica e períodos medievais.
Neste espaço podemos ver a peça de ouro trabalhado mais antiga do mundo, encontrada no antigo cemitério da Idade do Bronze.
No museu todos participaram numa aula prática, onde os alunos ouviram as explicações de um arqueólogo e realizaram uma atividade de reconstrução de uma peça de cerâmica, alegadamente descoberta durante uma escavação.
Neste mesmo dia realizou-se um passeio pedestre pelo centro histórico da cidade e a tarde culminou com o espetáculo de bailado “Giselle”, na Ópera Nacional de Varna, um belo edifício do início do século XX.
No programa cultural houve ainda tempo para visitar um dos monumentos mais importantes, o Palácio de Euxinograd, situado a 8 Km de Varna, considerado o melhor exemplo da arquitetura pós-liberal búlgara. Foi a residência de verão da família real.
Um lugar sem dúvida inesquecível é o Mosteiro de Aladzha, um mosteiro medieval da igreja ortodoxa cristã, escavado na rocha, a uma distância de 17 Km, e dedicado à Santíssima Trindade. Neste mesmo dia a equipa visitou a Praia Golden Sands, uma das maiores praias da Bulgária no Mar Negro, repleta de resorts e estâncias turísticas. O dia terminou com o jantar oficial.
No último dia, a equipa assistiu a um espetáculo de golfinhos no Delphinarium, visitou a Academia Naval e a torre de controlo no porto de Varna.
O encerramento das atividades foi feito no observatório e planetário Nicolaus Copernicus. Após uma interessantíssima apresentação sobre o universo, foi feita a entrega dos diplomas.
Este projeto contempla mais uma mobilidade de alunos, cá em Portugal, e a última reunião de trabalho transnacional, na Turquia.
Ao aderir a estes projetos, a Escola Básica Virgínia Moura assume, como é sua prática, a importância do completo e harmonioso desenvolvimento pessoal e académico dos seus alunos e da comunidade escolar no seu todo.

Attachments:
Download this file (Varna_fotos.pdf)Varna_fotos.pdf[ ][ ]587 kB