Utilizadores

Visitantes 40
Ligados agora:

Sem eventos

Agrupamento Virgínia Moura recebe professores do Instituto Toca, de São Paulo no âmbito do concurso internacional Edumission .

Na receção às docentes do instituto TOCA a Vice-Presidente da Autarquia de Guimarães, Dr.ª Adelina Paula Pinto salienta: “A escola tem de ser um espaço colorido, de múltiplas cores, que agrade e responda a todos os alunos. O projeto Fénix ajuda a colorir a escola, deixando que alunos de alto rendimento e alunos de baixo rendimento voem por caminhos e cores diferentes, a caminho do sucesso”.

A Diretora do Agrupamento, Dr.ª Maria de Jesus Carvalho destaca: “na nossa Escola a burocracia foi substituída pela formação, pelo trabalho colaborativo e cooperativo, pela ação…”

Na visita da Escola TOCA, São Paulo – Brasil ao Agrupamento de Virgínia Moura, as professoras tiveram a oportunidade de visitar uma escola do 1º Ciclo e a Escola Básica Virgínia Moura.

No 1º ciclo observaram aulas da turma mãe e do ninho. Nestas dinâmicas, a Professora Fénix explora, com base na transversalidade do currículo, o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico.

Já na Escola Básica Virgínia Moura, observaram turmas do 7º ano de escolaridade, nos espaços ninho e turma mãe Fénix.

No ninho, num trabalho de grande proximidade o professor atende ao ritmo de cada aluno e com o apoio das novas tecnologias, todos caminham à descoberta, consolidando saberes, para que nenhum aluno fique para trás.

Nas turmas Fénix, os professores promovem a autoria, incentivam a descoberta e desafiam os alunos a trabalharem para a excelência de cada um.

Uma vez por semana os alunos reúnem-se na turma mãe e em grupos heterogéneos realizam trabalho de projeto para que partilhem experiências e saberes.

A escola serve Todos e cada Um.